06
jun

Como ter ideias novas com criatividade?

As pessoas partem da premissa errada de que criatividade é sempre criar coisas 100% novas.

Existe uma certa pressão, e parece que ficamos no compromisso de criar algo novo. Só que criatividade muitas vezes é combinar coisas já existentes.

Já parou pra pensar? Grande parte das inovações foram combinações de coisas já existentes.

Por isso, é importante ter um repertório diversificado de vários assuntos, porque, quanto mais diversificado for seu repertório de conhecimento, maior a probabilidade de combinar coisas.

Como eu consigo um repertório diversificado?

É comum os profissionais de uma área só lerem conteúdos da própria área. O Arquiteto só lê livros de arquitetura, e o programador só lê sobre tecnologia. E então eles se tornam especialistas em determinado assunto. Mas, se você quer ser criativo, não precisa levar esse comportamento tão a sério.

Por exemplo, se você é Designer leia livros de uma área diferente da sua, assista documentários de chefes de cozinha por exemplo e aprenda sobre seus processos criativos, leia livros que fujam da sua rotina e do seu ambiente de trabalho, quebre com o seu modo de pensar para que surjam novos insights. Sabe por quê? Porque é uma coisa que, geralmente, não te interessaria, então você entra em um universo diferente de novas ideias.

Buscando conteúdos diferentes você amplia o seu repertório. Um dia, o que você leu ou assistiu vai se combinar com algo da sua área e você terá um novo insight.

Pessoas que ficam presas dentro do mesmo universo de pensamentos, provavelmente sempre terão as mesmas ideias, dificilmente irão inovar.

Compartilhe com os amigos!

Deixe um comentário